Home / Glossário

Volatilidade

Volatilidade
Medida da freqüência da oscilação dos preços de um ativo financeiro ou índice numa Bolsa de Valores. Em estatística, é o desvio-padrão.

Value at risk (VAR)

Value at risk (VAR)
O VAR é uma medida estatística usada para medir o risco de mercado de carteira de ativos e/ou passivos. Busca medir, em termos financeiros, o impacto na carteira das variações de taxa de juros, dólar, preço das ações etc.

Valor venal do imóvel

Valor venal do imóvel
É o valor de venda de um bem (que leva em consideração a metragem, a localização, a destinação e o tipo de imóvel). Valor de venda estimado. Preço que o bem pode alcançar no mercado.

Valor presente

Valor presente
É valor atual (descontado) de um fluxo futuro de recebimentos monetários. Os valores futuros são descontados pela taxa de juro compatível com o risco do investimento. Desta forma, o valor presente de um título de renda fixa do governo federal é descontado para valor presente por uma taxa de juro menor do que o título de uma empresa que tenha dificuldades para honrar seus compromissos.

Valor futuro

Valor futuro
É o valor de um fluxo futuro de recebimentos, no valor nominal a ser recebido na data de vencimento.

Usufruto

Usufruto
É o direito real, conferido a uma pessoa, durante certo tempo, que a autoriza a retirar e usufruir, de coisa alheia, frutos e utilidades que ela produz. O usufruto pode recair em um ou mais bens, móveis ou imóveis, em um patrimônio inteiro, ou parte deste, abrangendo-lhe, no todo ou em parte, os frutos e utilidades. O proprietário não perde o direito de propriedade do bem para o usufruturário. O usufruto de imóveis, quando não resulta de direito de família, depende da inscrição no registro imobiliário.

Upscale

Upscale
São os hotéis pretendentes a ocupar o topo do mercado, mas que, por força da percepção do consumidor, são obrigados a praticar tarifas menores que as dos hotéis Top. Oferecem instalações e serviços típicos de um hotel superior.

Transparência (disclosure)

Transparência (disclosure)
A obrigação que a empresa tem de informar todas as questões relacionadas à sua situação econômica e financeira, e de seus títulos, ao mercado. Transparência da empresa. É um termo geralmente utilizado pelo mercado financeiro, especialmente no caso da postura de empresas e instituições financeiras que tenham títulos no mercado de capitais.

Transmissão de propriedade

Transmissão de propriedade
Transferência e aquisição de propriedade. Pode ser entre pessoas vivas ou por causa do falecimento de uma pessoa.

Título de propriedade

Título de propriedade
Documento que formaliza um negócio jurídico cujo objeto é a aquisição da propriedade de um bem e a sua transferência em favor do comprador, desde que devidamente registrada. É um direito de propriedade sobre determinado bem.

Telefonia

Telefonia
Departamento do hotel encarregado da recepção e distribuição das chamadas telefônicas e transmissão de mensagens aos hóspedes de um hotel.

Taxa referencial Selic

Taxa referencial Selic
Taxa de juro básica, definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Funciona como parâmetro das taxas de juros brasileiras, devendo estar próxima das taxas pagas pelos títulos públicos. As linhas de crédito são muito mais caras, especialmente para pessoas físicas.

Taxa referencial (TR)

Taxa referencial (TR)
Taxa Referencial é uma taxa de juros básica calculada a partir do rendimento mensal médio dos CDBs e RDBs. É usada para a correção das aplicações da caderneta de poupança e das prestações dos empréstimos do Sistema Financeiro da Habitação. Embora seja usada como indexador dos contratos, a TR é uma taxa de juro e não pode ser confundida com inflação.

Taxa interna de retorno (TIR)

Taxa interna de retorno (TIR)
Taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial de um projeto, resultando, assim, em um VPL=0. É uma técnica sofisticada de análise de orçamento de capital, sendo muito utilizada apesar da dificuldade de cálculo à mão. Enquanto o VPL mede a lucratividade em montante, a TIR mede a lucratividade em termos porcentuais de um projeto. A TIR dá uma indicação de “margem de segurança” de um projeto (um projeto com TIR bem acima do seu custo de capital pode tolerar alterações de fluxos de caixa estimados).

Taxa de juros a longo prazo (TJLP)

Taxa de juros a longo prazo (TJLP)
Foi criada em dezembro de 1994. É utilizada nas operações de crédito para empresas com recursos do BNDES.

Taxa de corretagem

Taxa de corretagem
Taxa que as corretoras cobram pelos seus serviços.

Tarifa de grupo

Tarifa de grupo
Tarifa praticada pelos meios de hospedagem para grupos. O desconto costuma variar de acordo com o tamanho do grupo e a frequência de utilização dos serviços.

Tarifa balcão

Tarifa balcão
Tarifa base de um meio de hospedagem, a partir da qual se efetuam eventuais modificações de abatimentos e/ou descontos.

Tarifa acordo

Tarifa acordo
Preço cobrado nos hotéis por dia de hospedagem respeitando acordos ou contratos firmados com empresas.

Suíte

Suíte
Unidade habitacional especial, constituída de apartamento, acrescida de sala de estar. Geralmente sua área física total e seus equipamentos são diferenciados em relação aos outros tipos de unidades habitacionais do hotel.

Subscrição

Subscrição
É a preferência que os acionistas de uma empresa possuem na compra de ações emitidas pelo aumento do capital e com preço inferior ao praticado pelo mercado. O exercício da subscrição deve ser feito em prazo determinado. A quantidade de ações a serem subscritas é proporcional ao número de ações já possuídas pelos acionistas. Embora o direito de subscrição seja reservado aos acionistas da empresa, ele pode ser negociado em bolsas de valores.

Soft-opening

Soft-opening
Termo internacionalmente usado para designar o período inicial de funcionamento de um hotel, quando se abrem as portas e os serviços são iniciados paulatinamente, à medida que os hóspedes vão aparecendo.

Seguro de incêndio

Seguro de incêndio
Contrato através do qual a seguradora garante que, em caso de incêndio, raio ou explosão no imóvel que se pretende segurar, o segurado receberá uma indenização. Trata-se de um seguro obrigatório, a que podem ser adicionadas coberturas complementares.

Risco país (ou de soberania)

Risco país (ou de soberania)
É o risco de o governo de um país mudar a sua política ao ponto de interferir nos pagamentos a credores estrangeiros, por questões econômicas ou políticas. Este risco geralmente está embutido na taxa de juros cobrada por empréstimos estrangeiros.

Risco de liquidez

Risco de liquidez
É o risco associado à retenção de um ativo que não se consegue vender com facilidade (ativo sem ou com pouca liquidez), ou à necessidade de se fazer um empréstimo ou rolar uma dívida em um momento de escassez de recursos no mercado.

Risco cambial

Risco cambial
As operações financeiras que envolvem transação ou indexação cambial possuem o risco de perdas se houver uma variação cambial não esperada. Se um turista faz compras no exterior com cartão de crédito, corre o risco de, entre o ato da compra e o pagamento da fatura, ter ocorrido uma desvalorização cambial e ter que pagar mais do que o esperado, em reais, pela fatura do cartão. As empresas e pessoas físicas que tomam empréstimos indexados ao dólar também correm risco cambial.

Revenue per occupied room (RevPOR)

Revenue per occupied room (RevPOR)
É a receita de hospedagem por apartamento ocupado, e também representa um bom indicador de eficiência operacional e financeira de um hotel. De fato, o RevPOR é a diária média do hotel.

Pages